Madeira: Elemento atemporal

A madeira é um elemento extremamente usado na decoração, seja ela como revestimento, como estrutura em arquitetura, um objeto ou até mesmo um móvel fabricado através desse material natural. Podemos trabalhar  na decoração a madeira natural ou os revestimentos que imitam madeira, que se chamam Laminados Decorativos ou Melamínicos. Dessa forma, ela se torna um elemento atemporal, que está sempre em alta em qualquer decor!

Madeiras Naturais

Existem diversas tonalidades no mundo, e no Brasil a diversidade é imensa…tonalidades, veios e dureza diferem uma das outras.

Nós costumamos dizer que a madeira é um elemento natural, portanto uma tonalidade sempre irá combinar uma com outra (mesmo sendo inserida no mesmo ambiente).

Na decoração, onde este material está mais presente são nos pisos, móveis e painéis. As maiores propriedades e características que elas emprestam para a decoração são aconchego visual e tátil. Nos painéis e móveis, suas texturas e cores deixam o ambiente aconchegante e sofisticado. Já no piso, mantem a sua temperatura natural, fazendo com que o clima não modifique sua temperatura…deixando assim o ambiente mais agravável !

Quanto ao seu acabamento o que é utilizado para finalizar é o verniz, e existem três opções. São eles o acabamento fosco, semi-brilho e brilhante. O fosco mantem o aspecto natural da madeira. O semi-brilho, dá um pequeno reflexo. E o brilhante, cria uma película brilhante e bastante refletiva. Hoje em dia já não existe regra de qual acabamento é mais bonito, ou até mesmo o que está mais na “Moda”. A alguns anos atrás o verniz brilhante era considerado “brega” e hoje voltou com tudo! Portanto hoje a regra é utilizar o que mais lhe agrada, e o que faz mais o seu estilo de decoração!

Veja abaixo alguns projetos da CASAon, onde usamos folha de madeira natural e os diferentes vernizes que aplicamos.

Painel Geométrico revestido com folha de madeira natural Gray Wood. Verniz fosco e brilhante. Projeto CASAon PD | Pompéia | SP

Painel e Nicho superior para equipamentos revestidos em folha de madeira natural Nogueira Americana com acabamento em verniz semi-brilho.

Armário inferior revestido em folha de madeira natural Nogueira com acabamento em verniz fosco.

Laminados Decorativos

Já sobre laminados decorativos, existem diversas modelos e marcas no mercado. Existem as folhas de laminado decorativo solta (onde o marceneiro cola na chapa de madeira que irá usar para confeccionar o móvel) ou o MDF que já vem revestido com a lamina decorativa, o que aumenta a qualidade e durabilidade do móvel pois a chapa já vem revestida de fábrica. Em banheiros, é essa opção que mais usamos pois conforme a umidade do ambiente, evita com que a folha se descole já que ela já vem prensada de fábrica.

E quanto acabamento, este material já vem finalizado de fábrica. Portanto você escolhe por catálogo a aparência, textura e cor do material que prefere.

Abaixo algumas utilizações que fizemos deste material em nossos projetos.

Bancada e gaveteiro estruturado em MDF marca Duratex modelo Canion Rústico. Projeto CASAon | Vila Mariana | SP

Armário superior e torre de equipamentos em MDF marca Berneck modelo Carvalho Nice Poro. Projeto Camila Forni – Executivo e Gerenciamento CASAon Projeto RF | Alto de Pinheiros | SP.